Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Médico Público de Nanjing, cercado por colinas, com mil e duzentos leitos, está localizado na montanha Qinglong, a sudeste de Nanjing, com uma área total de cerca de 150000 metros quadrados.
Assim como a maioria dos hospitais isolados tradicionais para o tratamento de doenças infecciosas, é ainda muito difícil a sua construção devido à complexa topografia, sistema de água e condições da vegetação. Além disso, um projeto conjunto médico que abrange o tratamento de várias doenças infecciosas e ainda funciona como um hospital geral é muito raro em escala global.
Como o maior hospital de doenças infecciosas, o grupo de construção inclui um edifício a favor do vento para o tratamento exclusivo da tuberculose, um edifício destinado ao tratamento de várias doenças de toque e um hospital comum de doenças não infecciosas que funciona independentemente. Esses três edifícios constituem a principal zona médica. A parte inferior dessas três zonas médicas é unida por uma zona técnica e de serviço, onde a área contaminada e a não contaminada são separadas e desinfetadas estritamente. O armazenamento subterrâneo, a área de desinfecção e a zona logística podem eliminar os artigos contaminados de acordo com as zonas e controlar uniformemente os resíduos.
O centro de emergência utiliza o pequeno vale como espaço para a quarentena já que ele pode se fechar automaticamente e a infecção pode se expandir em uma área segura quando ocorrem infecções repentinas. A área de descanso independente para os funcionários na ala norte protege ainda mais os funcionários contra infecções.
De acordo com as características do hospital, a cada consultório e cada enfermaria, é realizada a separação entre médico e paciente, área limpa e suja, contaminada e não contaminada.
Enquanto o espaço vertical é aproveitado, toma-se a área central do volume como área de contaminação oferecendo uma praça de evacuação segura e confortável para trabalhadores médicos e pacientes comuns do hospital geral. A linha de fluxo de acesso para o paciente infectado é projetada na percurso de desvio, e oferece boas condições externas para uma separação do fluxo interno.
Por último, o desenho do projeto aproveita ao máximo as condições naturais, a forma do sistema de montanhas e rios, bem como a direção do vento local, a luz solar e assim por diante, e o projeto é bem-sucedido criando um hospital de compartilhamento de recursos, seguro, independente, especializado em doenças infecciosas em grande escala, por meio de um estudo aprofundado das características de gerenciamento de diferentes tratamentos de infecções.
Um sistema em forma de onda de luz é uma maneira de economizar energia; ele também oferece iluminação suave e privacidade para ambientes internos. O cenário cercado por montanhas e um lago tranquilo formado para manejar a água de enchente confere ao paciente a sensação de segurança e ânsia pela vida.